Planejamento para reforma: um passo a passo para você não errar

Primeiros passos para o planejamento da reforma

Após fazer todo aquele esforço para alugar ou comprar o primeiro imóvel, chega a hora do planejamento para reforma. O ideal é sempre ter o acompanhamento de um profissional, seja ele um arquiteto ou engenheiro. Estes profissionais podem te ajudar a economizar dinheiro com dicas e planejamento para a reforma.

Porém é sempre bom entender o que precisa ser feito para poder cobrar destes profissionais um bom trabalho. Vamos falar sobre cada etapa que você precisa planejar na sua reforma neste artigo.

1. Entrega das chaves

Na empolgação de finalmente recebermos a chaves do apartamento ou casa, não podemos esquecer que ao aceitar a entrega, estamos aprovando o trabalho da construtora. Por isso é de extrema importância que você olhe todos os detalhes para exigir da construtora qualquer reparo.

Para começar é sempre bom ter guardado folders, fotos e quais quer documentos que demonstre o que foi vendido, para poder fazer um comparação.

Cheque todas as portas, janelas e instalações para verificar se estão bem fixas e funcionando. De uma atenção especial às instalações hidráulicas e ao caimento do contrapiso. Uma boa dica é levar uma bolinha no dia.

Para quem mora em condomínio, é importante verificar as areas comuns também.

Caso haja alguma divergência, não assine nenhum termo de recebimento! É seu direito como consumidor exigir que a construtora entregue o produto redondinho.

Escrevemos mais sobre as precauções que devem ser tomadas na entrega de chaves neste artigo.

2. Plantas (decoração)

planejamento de reforma de residencia

Planta arquitetônica

Com a chave na mão, chega a hora de realmente fazer o planejamento da reforma. Seja uma reforma residencial ou em apartamento, o primeiro passo é definir seu estilo.

Pense que seu lar é um bem e que irá durar muitos anos. Todos os gastos são investimentos em um patrimônio seu.

Assim é ideal que um profissional seja contratado para desenhar como ficará seu imóvel no final da reforma, para que cada passo seja pensado, evitando gastos desnecessários.

As vezes não é possível contratar um profissional, por isso criamos esta provinha para auxiliar na descoberta do seu estilo.

Mesmo sem contratar um arquiteto ou decorador, é importante você desenhar um esboço do que está pensando. Isso também ajudará quando você estiver orientando seus fornecedores.

3. Documentação

Antes de começar a quebrar qualquer coisa, é importante entrar com a documentação necessária. Uma RRT (Arquitetos) ou ART (Engenheiros) precisa ser emitida caso haja reforma em qualquer uma destas areas:

1. Qualquer obra que irá construir ou demolir paredes, adicionar carga (utilização de pedras) ou afetar a estrutura.
2. Hidráulica em banheiros e cozinha
3. Instalações elétricas
4. Instalações de gás
5. Instalação de ar condicionado
6. Automação
7. Revestimento
8. Impermeabilização
9. Portas e janelas
10. Fechamento de varandas

Tanto a ART quanto a RRT tem o mesmo efeito. Falamos mais sobre a importância desta documentação neste artigo.

Outros documentos importantes são o memorial descritivo, cronograma de obra e as plantas.

4. Ligar água e luz

Um ponto muito importante, antes do inicio da obra é fazer o pedido de conexão da água e luz para que os fornecedores possam trabalhar.

A demora desse serviço varia por região e normalmente pode ser feita por telefone.

5. Remoção de paredes e interferência nas estruturas

Caso você tenha optado em remover ou adicionar paredes não se esqueça de estar com a documentação (RRT ou ART). Mexer com as parede é algo muito sério pois pode abalar a estrutura do seu imóvel caso não seja feito de maneira correta.

Se as paredes são estruturais não é possível fazer alterações mesmo que o engenheiro ou arquiteto diga que há um “jeitinho”. Sempre consulte a construtora também.

6. Como organizar os materiais da obra

Outro fator importante para se pensar é o entulho gerado. Em uma casa térrea pode depositar o entulho em qualquer lugar, porém em um apartamento ou em andares altos de uma casa é preciso espalhar o entulho para que ele não fique acumulado em um só lugar.

É importante fazer a proteção tanto das paredes e portas para que nada seja danificado durante as obras. Isso também vale para os materiais que serão instalados. Tudo deve ser coberto e separado em um local onde dificilmente irá quebrar. Um bom planejamento de reforma evita desperdício de materiais e danos ao patrimônio.

No planejamento de reforma para apartamento esse passo é muito importante pois pode abalar a estrutura do edifício. Ter alguém que fiscalize o serviço dos fornecedores é interessante para manter a ordem do espaço.

7. Elétrica

O eletricista é a profissional que projeta e instala pontos elétricos. Nessa fase é importante integrar a automação e o ar condicionado para não haver surpresas com demandas posterior ao projeto elétrico.

Também é importante saber que o gesseiro depende do projeto elétrico e de iluminação para fazer o trabalho dele.

Sempre exija do profissional que ele siga as normas pois um dimensionamento elétrico mal feito pode até colocar o imóvel em risco de incêndio.

Dependendo do projeto, se houver muitas mudanças será necessário um pedreiro para fechar os rasgos.

8. Ar condicionado/ automação

A infraestrutura de cabos e tubos de ar condicionado devem ser previstos e bem coordenados com o eletricista.

Dependendo do projeto, se houver muitas mudanças será necessário um pedreiro para fechar os rasgos.

9. Instalação hidráulica

Instalação hidraulica

Instalação hidráulica
Caso você opte pela mudança de algum ponto hidraúlico,  o ideal é que inclua neste estágio do planejamento para reforma pois para mudar qualquer coisa é necessário muito quebra quebra para fazer adequações.

Também se certifique que o projetista está seguindo as normas especialmente na parte de esgotos para evitar mal cheiro depois de instalado.

Dependendo do projeto, se houver muitas mudanças será necessário um pedreiro para fechar os rasgos.

10. Gesso

O gesso é uma das etapas que gera mais sujeira, então inclua no planejamento para reforma de enviar qualquer móvel ou eletrodoméstico para o local da obra somente após esta fase.
Recomendamos fazer antes da instalação do piso também mas pode ser feito depois se tomar muito cuidado com a proteção do chão.

11. Amaciamento portas e paredes

Algumas construtoras não entregam as paredes bem amaciadas e é necessário refazer o trabalho.

Nesta etapa da obra é interessante dar um pré acabamento, como se fosse uma preparação para a pintura final.

12. Instalação bancadas, mármores e granitos, louças

planejamento para reforma                                                                                              Bancada de mármore
As empresas de moveis planejados gostam de pedir para instalar o mármore depois, mas isso é porque eles não querem medir certinho as alturas.

Com a instalação do mármore antes, é possível trocar o armário em baixo da bancada sem grandes problemas.

Neste etapa também tem muita sujeira, recomendamos proteger bem tudo que não pode pegar poeira.

13. Pintura

Um pintor pode fazer este trabalho. Recomendamos você testar a tinta na parede aplicada pois a iluminação do local afeta muito a tonalidade.

Quanto mais escuro a tonalidade, mais tinta será gasta.

Uma preparação da parede é feita antes da instação do piso. Depois de tudo instalado é dado o acabamento final

14. Revestimentos

Os revestimentos como ladrilhos são deixados para o final no planejamento para reforma. Isto ocorre para não haver risco de manchar o porcelanato.

Preste bastante atenção para que o contrapiso esteja bem feito e com caimentos corretos para não empossar água.

Outro ponto importante é verificar a grossura do revestimento do piso para que não crie degraus entre os ambientes.

15. Luminárias

iluminação

 Luminárias

As luminárias devem ser escolhidas antes da instalação do gesso para o profissional saber o tamanho dos recortes.

A instalação pode ser feita depois.

16. Marcenaria e planejados

planejamento para reforma

Closet

A marcenaria é a ultima coisa a entrar no apartamento. Deve se tomar bastante cuidado caso a pintura já tenha sido finalizada.

17. Limpeza

Ufa! Muitas coisas coisas para lembrar, não é mesmo? Por isso criamos este checklist para vocês não esquecerem de nenhum detalhe!

Ainda tem dúvidas? Nossos arquitetos e engenheiros podem te ajudar, é só entrar em contato com a gente.

Gostaram das dicas? Não deixem de seguir nosso Facebook e Instagram para não perder nada que rola no nosso site.